Quem Somos

Home / Quem Somos

SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES DE CARGAS DO CENTRO OESTE MINEIRO

O SETCOM representa as empresas de transportes de cargas em 12 municípios de Minas Gerais (Contagem, Betim, Brumadinho, Ibirité, Sarzedo, Igarapé, Itaúna, Divinópolis, Pará de Minas, Juatuba, Mateus Leme e Arcos), sendo a entidade que detém a base territorial onde estão situadas as maiores empresas de transporte de cargas do Estado.

Foi constituído com o objetivo de oferecer um atendimento mais próximo, ampliar as ações já existentes e trabalhadas por outras entidades de classe, incorporando as várias propostas produzidas pela Diretoria e pelas empresas filiadas, levando-se em consideração as necessidades individuais de cada uma.

Procura possibilitar a inserção social e o engajamento das empresas filiadas com outros órgãos, através de ações em prol dos seus direitos, de consumidor, de contribuinte, econômicos e ambientais, a partir dos princípios do Código de Defesa do Consumidor, do Código Tributário Nacional, das Leis de Diretrizes Orçamentárias, da Lei de Responsabilidade Fiscal, da Lei de Defesa da Concorrência e da Legislação Ambiental, visando contribuir para consolidação de uma sociedade brasileira livre, justa, progressista, solidária e ambientalmente sadia.  

Fundado em 1997 e homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 1998, o SETCOM permaneceu inativo por alguns anos, em decorrência de conflitos envolvendo sua base territorial e outro sindicato. Contudo, com o passar dos anos, os empresários cujas empresas estão situadas nos municípios onde as bases pertenciam ao SETCOM ficaram desassistidos diante da ausência de uma entidade de classe que lutasse pelos interesses e direitos da categoria. Assim, esses empresários se reuniram e, após uma árdua batalha judicial e administrativa, obtiveram na Justiça do Trabalho o direito de reativar o SETCOM, apesar de formalmente nunca ter sido de fato desativado.

Após essa vitória obtida pela categoria dos empresários das empresas de transporte, e inclusive com a ajuda de outras entidades de classe e sindicatos que nos apoiaram tendo em vista as lutas da categoria por reinvindicações que trouxeram melhoras para vários seguimentos, inclusive para os empregados, o SETCOM se restabelece na representação efetiva das empresas em sua base.

Assim, enquanto travávamos uma luta judicial e administrativa para restabelecer as bases territoriais, o grupo de empresários do seguimento das empresas de transportes do Centro Oeste Mineiro continuava atuando pelo setor em outras negociações como por exemplo o parcelamento do IPVA para frota junto a SEFAZ-MG, a reforma imediata do Anel Rodoviário de Belo Horizonte e Região Metropolitana, a duplicação da BR-262/383 (BH x Gov. Valadares), a legalização das associações de proteção automotiva para frotas, e mais recentemente, com a efetiva participação na audiência pública por mudanças na lei que estabeleceu o Estatuto do Motorista (Lei Nº 12.619/12).

Para você, empresário de transportes de cargas que esteja situado em uma das cidades que compõe a base territorial do SETCOM e que busca uma entidade que lutará pelos seus direitos e lhe oferecerá uma estrutura de qualidade e benefícios, junte-se a nós em prol de maiores conquistas, pois juntos somos mais fortes!

 

Filie-se. Conheça nosso trabalho.

R. Manoel Correia, 158 - Inconfidentes, Contagem - MG, 32260-440
(31) 3361-1048